top of page

Funcionamento do Motor de Jogo

​

​​Bem, vou tentar ser muito conciso e "básico" na explicação. As coisas funcionam +/- assim:

 

Tu colocas os jogadores em campo. Cada jogador vai dar uma contribuição para os diferentes "ratings" (que pode em parte ser medido pelas estrelas). Esta contribuição depende de:


- Posição/ordem individual
- Características
- Forma
- Resistência
- Experiência
- Nº de jogadores nesse sector central no caso de Av, DCs e MCs (quantos mais jogadores nessa posição, quanto menos contribui cada um)
- Eventos especiais de rendimento (p.e. um médio com força num dia de sol pode ver o seu rendimento afectado)
- Estar magoado (contribui menos)
(e espero não me ter esquecido de nada, mas é possível que tenha acontecido)

 

Existem ainda outros factores que vão modificar esses ratings, como os seguintes (mais uma vez espero não me estar a esquecer de nada):
- Ideias do treinador (ofensivas, neutras ou defensivas) que influenciam os ratings de defesa/ataque
- Espírito de Equipa (MC)
- Confiança (ataque)
- Factor casa/fora/derby (MC)
- Atitude (MC)
- Táctica (algumas delas prejudicam determinado sector da equipa, como é o caso do CA e do MC)
- Eventos psicológicos globais (defender o resultado, evento de experiência, excesso de confiança, confusão)

​

Os "ratings" não são imóveis; vão sendo calculados de 5 em 5 minutos e modificados por factores como o "cansaço" (que depende da resistência), eventos de equipa ou de desempenho individual, substituições. O valor apresentado no final é o médio.

​

A estes valores são atribuidos valores numéricos que vão ser importantes mais lá para a frente. Podes ver uma forma de representação desses valores (os hatstats) aqui: (http://clientes.netvisao.pt/rcbranca/tugatric...4.htm)


É a partir destes ratings que o jogo se vai desenrolar, de forma probabilística, embora existam ainda outros factores (especialidades). De que forma acontece isto?

​

Num jogo, há 15 oportunidades*, sendo que 5 delas são disputadas por ambas as equipas (vamos chama-las abertas) e 5 apenas por cada equipa, ou seja, cada equipa tem hipótese de lutar por 10 oportunidades num jogo, que é aquilo que realmente interessa para a interpretação de um jogo. Estas oportunidades vão aparecendo pelo jogo e a primeira coisa a fazer assim que isso acontece é decidir quem vai ter essa oportunidade (no caso da abertas) ou se a equipa a quem é suposto receber vai mesmo fazê-lo (no caso das fechadas). Existe ainda a possiblidade, caso uma equipa esteja a jogar em pressing, de essa oportunidade ser destruida. Esta decisão é feita probabilisticamente com base nos MCs das duas equipas e utilizando na seguinte fórmula:

​

Prob. A obter a chance = MC(A)^k/[MC(A)^k+MC(B)^k]

​

Sendo k uma constante que está estimada (pela comunidade) como sendo o nº de Nepper (~2,71).

​

Descobrindo a quem é essa oportunidade atribuida, ela pode seguir diferentes caminhos (as probabilidades de seguir cada caminho são resultantes de estudos feitos por utilizadores):

​

Ataque pelo centro (35%-38%)
Ataque pela direita (24%-25%)
Ataque pela esquerda (24%-25%)
Livre directo (10%)
Livre indirecto (5%)
Remate de Longe (muito pouco provável)

​

Estas probabilidades podem ser alteradas pelo uso de tácticas, nomeadamente do APA (ataque pelas alas), APM (ataque pelo meio) e remates de longe. Cada uma faz com q exista a possiblidade de um ataque que inicialmente vá para uma área seja desviado para outra (para perceberes de que área para qual as oportunidades são movidas e as probabilidades de isso acontecer, consulta as regras).

 


NOTA - Esta é apenas a teoria dada como mais provável atendendo a algumas observações feitas por utilizadores, embora não seja 100% certa.

 

Sabendo já qual será o tipo de ataque e a quem pertencerá, está na hora do MJ calcular se será golo ou não. Mais uma vez, isto é feito probabilisticamente e varia consoante o tipo de ataque. Para saber se uma oportunidade pela direita/centro/esquerda vai dar em golo, compara-se o rating desse lado com o da defesa contrária (ataque esquerdo vs defesa direita, ataque central vs defesa central e ataque direito vs defesa esquerda); a fórmula utilizada para saber a probabilidade de golo é:

​

Prob. de concretização de A = Atq(A)^k/[Atq(A)^k+Atq(B)^k]

 

K é uma constante que, ao contrário da anterior, não é tão precisa, pois os estudos realizados sobre isso foram feitos quando a confiança ainda tinha efeito neste cálculo, no entanto, uma boa estimativa parece-me ser 3/4 do número de neper (algo como 3,6), embora muitos utilizadores prefiram o 3,5 (pintelhices...).


Em relação aos LDs (livres directos), a qualidade do marcador de bolas paradas (bolas paradas) à do guarda-redes (guarda redes mais bolas paradas). Infelizmente, aqui não te posso dar uma fórmula porque aquilo que já vi não me parecesuficientemente bom.

​

Os LIs confrontam os ratings de LI ofensivos de uma equipa com os defensivos da outra. Para este rating conta não só o marcador de BPs como também todo o resto da equipa. Sinceramente não sei nem nunca li nada sobre isso se aqui também se aplica a fórmula de cima.

​

Nos remates de longe, a capacidade do rematador, que pode ser qq jogador de campo (inners e alas são 2 vezes + provaveis), medida com a sua finalização e BPs é oposta à do guarda redes (guarda-redes e bolas paradas)


Qualquer ataque perdido pode ser transformado num contra ataque, que é depois processado como sendo uma oportunidade normal já atribuida a uma equipa. Embora seja bastante pouco provável que apareça um CA (contra ataque) normalmente, a táctica de contra ataque aumenta substancialmente essa ocorrência.


Existe ainda outra questão que é muitas vezes ignorada neste tipo de análises, que são os eventos especiais (SEs - special events). Não quero entrar demasiado na teoria do MJ (mas, se estiveres interessado, podes pesquisar por "teoria dos ciclos"), por isso vou simplificar e simplesmente dizer que "de vez em quando aparece uma coisa que são os eventos especiais". Existem diversos tipos de eventos especiais; alguns afectam o desempenho de toda a equipa, outros de alguns jogadores, outros fazem com que se marque golos e outros com que se sofram. Estes eventos são dependentes das especialidades dos jogadores, características e experiência, clima e PB (quanto mais se tem, maior a prob. de sair o SE para essa equipa; uma equipa com 60% de PB tem a prob. de 60% de o SE lhe ser atribuido). Como não faz qualquer sentido eu por aqui uma lista de todos os possíveis, aconselho a consulta de (http://www.simontxodice.info/), secção eventos especiales (atenção, os eventos tácticos não são considerados SEs).
A utilização da táctica espontaniedade aumenta a ocorrência destes eventos.

​

Espero que esteja tudo bem explicadinho. Penso que só conhecendo bem como funciona o mecanismo dos encontros se pode compreender como se perdeu. Outra coisa que tens de perceber (e que eu já expliquei lá para trás, mas que vale a pena recordar): as estrelas não podem ser utilizadas para "ler" o jogo porque existem factores externos a elas (e ao contributo de cada jogador para os ratings) q não devem ser ignorados, para além de que, mais importante q os ratings, é a maneira como estão distribuidos.

​

Escrito por LordGrinwalder, posts (14734115.34) e (14734115.36) a 21-02-2011.

bottom of page