top of page

Eficiência e nível da táctica

​

​​A táctica é uma componente essencial dos jogos e, por isso, torna-se essencial perceber o que determina o seu cálculo e eficácia. Quanto melhor conhecimento táctico tivermos, mais facilmente aplicaremos a táctica correcta para o jogo certo, e melhor prevemos os seus efeitos e resultados.
Ao ver muitos jogadores de ht confundidos com o significado e diferença entre o nível e eficiência da táctica, tomei a iniciativa de aprofundar este tema, resumi-lo e simplificá-lo na medida do possível. Como sempre, o manual é a maior bíblia do HT ao nosso dispor, mas neste assunto eu próprio considero que poderia estar mais explícito ou, pelo menos, melhor resumido.
​

​

Espero que o artigo vos seja útil.

​

Vamos então ao que interessa.

​


Comecemos por referir que há uma diferença entre nível da táctica e a sua eficiência. O nível da táctica é apenas um dos parâmetros que é tido em consideração na determinação da eficiência da táctica.

​

​

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 


Nivel da táctica

​

O nível da táctica é calculado através de diferentes características dos jogadores. Por exemplo, na táctica ataque pelas alas, o nível da táctica é dado pelo total de características de assistências de todos os seus jogadores de campo (excepto o GR). Consoante a táctica, o nível da táctica é calculado de diferentes formas (por exemplo, no Contra ataque o nível da táctica é dado pelo total das características de Assistências e de Defesa dos nossos defesas, em que as assistências têm o dobro do peso da Defesa no cálculo. No manual, no capítulo tácticas, têm o cálculo do nível para todas as tácticas. Independentemente da forma de cálculo do nível da táctica usada, é dado um bónus adicional pela experiência de cada jogador considerado, obtendo assim o nível da táctica que aparece nos relatórios dos jogos.
Isto significa que, considerando novamente o APA, para o mesmo nível de assistências dos jogadores, quanto mais experientes forem os mesmos maior será o nível da táctica.

​

​

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Eficiência da Táctica

​

Já muitas vezes lemos "a percentagem de ataques que consigo desviar do meio para as alas é de 25%" ou "o número de CA que tivemos no último jogo foram 4". Isto representa a eficiência da táctica.
Como disse anteriormente, o nível da táctica é apenas uma (importante) variável para determinar a sua eficiência. Mas, além do nível da táctica, há outra variável que também determina a eficiência da táctica - os níveis das características principais dos nossos jogadores e dos jogadores adversários. A característica principal é a característica mais importante para a respectiva posição em campo.
Tal significa que um nível de táctica "formidável", por exemplo, será mais eficiente se o nível médio da característica principal dos nossos jogadores e também dos do nosso adversário for "excelente" do que se for "titânico".
Por outro lado, se colocar um defesa lendário com criatividade inexistente a médio centro, o Motor de Jogo considera o seu contributo para a média das mainskill dos nossos jogadores de campo como 0, pois o que conta é a característica principal para a respectiva posição em campo, que neste caso seria criatividade e não defesa.

​

​

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Vamos a exemplos

 

​

Exemplo 1:

​

Equipa A
Joga em CA e faz um nível formidável(9) nessa táctica.
A média da main skill dos seus jogadores em campo é de razoável (6).

 

Equipa B
Joga em normal.
A média da main skill dos seus jogadores em campo é de razoável (6).

 


Exemplo 2:

​

Equipa A
Joga em CA e faz um nível formidável(9) nessa táctica.
A média da main skill dos seus jogadores em campo é de brilhante(11).

​

Equipa B
Joga em normal.
A média da main skill dos seus jogadores em campo é de brilhante(11).

 

 

No exemplo 1, o CA da equipa A vai ser mais eficiente do que no exemplo 2, pois o nível da táctica (formidável) foi superior à média de mainskill de todos jogadores em campo (razoável).

 

Nos exemplos referidos anteriormente, os jogadores da equipa A e da equipa B tinham a mesma média de mainskill. Mas isso nem sempre acontece.
Caso a média da main skill (a mais importante para a respectiva posição em campo) da equipa A e da equipa B sejam diferentes, tudo indica (não é 100% garantido) que o motor de jogo calcula a média de mainskill de ambas as equipas como uma média simples, do género:

 

Equipa A - Média mainskill dos jogadores em campo: formidável (9)
Equipa B - Média mainskill dos jogadores em campo: brilhante (11)
Média de ambas as equipas: (9+11)/2= 10 (fenomenal)

​

Logo, um nível de táctica de APA excelente será menos eficiente (isto é, menos oportunidades da nossa equipa são desviadas do meio para as alas) comparativamente a um nível de táctica genial (13)!
Para uma determinada média de mainskill dos jogadores de campo, quanto maior for o nível de táctica maior será a sua eficiência.

​

​


​_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

​

​

​

Espero ter ajudado numa melhor compreensão deste tema, e que, de futuro, estejam seguros das diferenças e do significado entre nível de táctica e eficiência da mesma. São estes pequenos pormenores que tornam-se grandes em determinados jogos.
Um muito obrigado ao oizo_n3cro e ao brusque, que pacientemente explicaram-me tudo o que pretendia perceber e , sem a ajuda deles, este artigo não seria possível!


Cumprimentos,
Até à próxima

​

Escrito por Hugo235 (9931887) a 17-03-2010.

bottom of page