top of page

Federações: Teste ou Maldição?

 

​​Para quem é sócio-HT, as Federações são uma parte integrante do jogo e nascem com um intuito, num momento de inspiração de um utilizador que ambiciona algo mais. Mas será que o criador sabe o que fazer? E os utilizadores que estão familiarizados com as Federações, com os seus altos e baixos, qual a vossa opinião sobre o assunto?



Este artigo é especialmente dirigido a quem desconhece este mundo e quer construir uma Federação de raíz. Para esses, este artigo será como um manual de iniciação a uma Federação que não se quer banal!
Para todos há no final uma pergunta para opinarem e reflectirem.



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




FEDERAÇÕES: TESTE OU MALDIÇÃO?



Tenho como objectivo escrever este artigo para mostrar e possivelmente levantar um debate sobre uma triste realidade ao que parece inevitável sobre as Federações. Mas tal como em tudo que se preze, convém sabermos o básico, pois nem toda a gente está familiarizada com esta faceta do Hattrick.




Ora, o que são Federações?



Federações são fundamentalmente fóruns privados que só os sócios-HT podem utilizar e costumam focar-se num tema mais específico. Apesar de por norma terem um leitmotif (ex: FPJ - Federação Portuguesa de Juniores, que se foca mais no tema das academias), as Federações habitualmente têm tópicos destinados a jogos, dúvidas (sobre HT ou não), tópicos de discussão sobre os nossos jogos seniores e um tópico onde se fale de qualquer coisa sem ser o que já foi referido acima. Portanto, como que um fórum Portugal, non-HT e Dúvidas concentrados para um grupo mais restrito de pessoas; uma espécie de Gentlemen's club onde são discutidos os mais variados assuntos.


Como criar uma Federação?



Quando se cria uma Federação, é necessário um tema por mais descabido que seja, algo que chame a atenção das pessoas e que faça partilhar um sentimento de curiosidade e identificação, pois vamos precisar que novos membros se alistem. Após a decisão do tema (leitmotif) da Federação, criaremos uma descrição rápida e concisa do que um utilizador poderá obter lá dentro (/Community/Federations/New.aspx). Como estamos a criar o nosso próprio clube privado e queremos membros, a descrição tem que ser apelativa. Criada a federação (tenhas começado sozinho ou acompanhado), são necessários 5 membros para ela não fechar após alguns dias.



Et voilá! Com estes requisitos básicos uma nova Federação nasce. E como fazê-la crescer?




O que fazer para desenvolver a Federação?



Tendo já uns 10 membros, sendo tu o Presidente (para o bem e para o mal), deverás começar a confiar cargos a pessoas. Desde RP a Vice-Presidente/Fundador, convém que no início todos sejam como jogadores de futsal e preencham praticamente todas as posições do "campo", desde chamar utilizadores e dar-lhes as boas-vindas (trabalho normal de um Relações Públicas) a participar em discussões sobre como pôr a Federação a andar.



O modo como os primeiros dias se desenrolarem vão determinar o sucesso da federação, mas mais importante é ter na cabeça que não vai ser nada fácil, desde a organização estrutural da federação ao início de estudos, caso seja uma federação dedicada a estes.



Para dar mais cor à Federação, pode-se abrir tópicos do género de boas-vindas, de apresentação ao grupo, um de OT (Off-Topic, para quem não esteja familiarizado com a expressão) e outro sobre o tema em si.



Terás também de organizar a estrutura da Federação, ou seja, um nível hierárquico dentro da mesma. Tu serás o Fundador e caso queiras poderás criar outras funções, como Vice-Fundador/Vice-Presidente, Relações Públicas, entre outras que poderás depois relacionar com o tema. Por exemplo, se for de treinadores podes criar para o utilizador “comum” o Treinador de Bancada, cada um tendo determinadas funções que passarão desde a promoção da Federação ao controlo dos tópicos e comportamento, aprovação/rejeição de candidaturas à Federação.*



O Presidente atribui poderes ao membros na página da Federação e pode também mudar as designações das funções. Convém que haja um Vice-Presidente com os mesmo poderes do Presidente, de modo a substituí-lo em caso de emergência (a expulsão de um membro mal-comportado é um exemplo típico).



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




*Nota: - Cada Federação poderá escolher que tipo de entrada terá. Ou seja, pode ser uma Federação pública, cuja entrada não necessita da aprovação de alguém com as funções acima referidas;



- Pode ser uma Federação cuja entrada é necessária ser revista por um utilizador, incluindo um texto meramente representativo da vontade de entrar ou requerer um texto mais elaborado;



- A entrada pode ser até dependente de uma votação de um grupo de pessoas dentro da Federação. Como exemplo, temos a Federação Portuguesa de Apoio ao Cheater (FPAC), cuja candidatura terá de passar pela aprovação dos utilizadores que a frequentam. Esta Federação tem um intuito próprio e procura membros que não sejam "inactivos".



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Posto isto, passaremos ao crescimento da federação e sua promoção.




A Federação e as Regras



 

Como todos sabem (ou deviam saber), o HT em geral tem regras que se aplicam a tudo e todos, desde o comportamento e temas discutidos nos fóruns às transferências e contas extra, por exemplo.
Como tal, a criação de uma Federação que necessita de membros para ter pernas para andar tem de arranjar uma maneira de seduzir utilizadores.
Sendo toda a gente sócio-HT (tanto quem poderá vir a entrar na Federação como quem já lá está), podes utilizar o livro de visitas para a publicitar, criando uma mensagem curta e apelativa que inclua o link da tua Federação (para tal tens de copiar o que aparece na página da Federação e colocar desta maneira: [federationid=XXXX]). Para esse efeito, também podes utilizar o correio HT, no entanto, tanto num caso como no outro não deverás abusar das mensagens e publicidade, pois pode ser considerado SPAM, que é proibido pelas Regras e consequentemente poderá dar direito a sanção.

O nome e logótipo da Federação também devem obedecer às Regras gerais de comportamento do HT, sendo que o logo não deverá conter nudez (parcial ou total), conteúdo racista, xenófobo, entre outras.
Deves também ter em atenção que, embora a Federação seja um Fórum privado, deve obedecer às mesma Regras dos fóruns públicos e os moderadores podem sancionar por comportamento incorrecto ocorrido no interior da Federação. Aparentemente um evento raro, mas possível.




A minha Federação está a crescer! O que fazer com tanta gente?



A pressa é inimiga da perfeição, portanto será necessário libertar o interesse das pessoas, incitar a sua participação e desenvolver a actividade dentro da Federação. Para começar, tendo o teu núcleo de pessoas trabalhadoras (aquelas que te ajudaram no início, lembras-te?) como braço-direito e o esquerdo como a tua perspicácia, vais pôr essas pessoas a participar.



Ora, chegámos ao ponto mais importante de todo o processo...




Participação!



A sobrevivência de uma Federação resume-se à participação dos seus utilizadores e à capacidade da Direcção em apelar a essa massa associativa. E este ponto é essencial e também complicado de lidar (aliás, é o maior problema que alguém pode enfrentar numa Federação). Também é o ponto onde queria chegar desde que comecei a escrever, para aborrecimento de alguns e confusão de outros.

Mais cedo ou mais tarde, por muito apelativa que seja a tua Federação no início, por muito importante que seja o tema, por muito bons que sejam os membros da Direcção, todas as Federações vão passar por um momento em que a maioria se vai deixar de interessar e a Federação vai ficando mais solitária, magoada, enfraquecida. Não pretendo desanimar quem vá começar uma federação, é simplesmente um alerta para terem em mente: qualquer Federação vai ter um momento em que "ou nada ou se afoga". As capacidades dos membros de "agitar as águas", sua serenidade e acima de tudo o carinho que têm pela Federação são coisas que se devem pôr a uso em prol da mesma.

As Federações dependem de todos, do Presidente ao seu mais recente membro, pois são eles que movimentam a Federação. O que é um general sem tropas? Nada. E tropas sem general? Um aglomerado de pessoas sem rumo e sem remo em completa desorganização.

As Federações estão amaldiçoadas com este fatídico destino, mas esses momentos são, acima de tudo, um teste na situação mais inesperada à força dos seus membros, à inteligência da Direcção e por fim, à vontade e espírito de sacrifício de cada um.


Com isto pretendo terminar, dizendo: "se vais criar uma Federação… Força!". Vais passar imensos momentos fantásticos se fores bem sucedido. Sim, vai ser difícil, mas afinal… Tudo o que vale a pena na vida não chega facilmente.


A questão final: teste ou maldição?




Está lançado o repto para a discussão.


Abraço a todos e espero que tenham gostado! Ainda um agradecimento especial às Federações que me permitiram conceber este artigo:

Federação Portuguesa de Juniores (FPJ);
Federação Clube de Futebol Os Belenenses (FCFB);
Federação Portuguesa de Tácticas e Sistemas de Jogo (FPTSJ);
Federação Portuguesa de Alas (FPA);
Deixem Jogar o Roberto;
Trading à Zinc;
Federação Portuguesa de Apoio ao Cheater (FPAC).



Escrito por Tom2O13 (8529833) a 27-07-2011.

bottom of page